Raio-X - O que? Onde fazer? - Affidea Portugal

O que é um Raio-X e para que serve?

O Raio-X é uma das mais comuns e antigas técnicas de imagem médica. O Raio-X versátil permite a visualização de ossos, pulmões e até do abdómen.
Dependendo do sistema e da técnica, pode ser utilizada em várias aplicações, incluindo a obtenção de imagens em tempo real e a realização de estudos de doentes intransportáveis com equipamentos portáteis.
O Raio-X é comummente solicitado para dar mais informação ao médico sobre a sua condição clínica. O Raio-X mais comum é ao tórax e à coluna.

Tipos de Raio-X

O exame de Raio-X poderá ser realizado a diferentes áreas do corpo, como, por exemplo: Raio-X Abdómen, Raio-X Tórax, Raio-X Coluna, Raio-X Membros Inferiores (raio-x pé, raio-x joelho, etc), Raio-X Membros Superiores (raio-x ombro, raio-x mão, raio-x cotovelo,…), Raio-X Anca, entre outros.

As imagens de Raio-X são produzidas com recurso a uma pequena dose de radiação.

O nível de dose de radiação necessária depende de vários fatores, tais como a idade e o IMC do paciente, mas também do tipo de exame a realizar.

Aplicamos sempre o princípio ALARA (As Low As Reasonably Achievable), que significa tão baixo quanto razoavelmente realizável. Por outras palavras, minimizamos a dose de radiação que cada utente recebe durante um exame de Raio-X, mantendo a qualidade das imagens diagnósticas.

O exame de Raio-X é um procedimento completamente indolor.

Pode não ser possível realizar um Raio-X se estiver grávida. Dependerá do tipo de exame que precisa realizar, dado que os níveis exposição à radiação são variáveis.

Apesar do risco para o seu bebé ser considerado baixo, é provável que o seu médico a aconselhe a adiar quaisquer exames de raio-X não urgentes até depois do parto.

A maioria dos Raio-X não requer preparação. Pode ser-lhe pedido que remova peças de roupa e que coloque vestuário descartável compatível com a realização do exame. Também lhe pode ser pedido que retire alguns acessórios, nomeadamente brincos, anéis, colares ou pulseiras, que possam interferir com a aquisição de imagem por Raio-X.

Ser-lhe-á pedido que se deite ou encoste a uma superfície de forma a que a parte do corpo em análise fique entre a ampola de Raio-X e o sensor de radiação (similar a uma película de fotografia). Deverá ficar imóvel durante a realização do Raio-X para não comprometer a qualidade da imagem.

O Raio-X demora poucos segundos, contudo todo o procedimento, incluindo a preparação, pode demorar cerca de 15 minutos.

As imagens obtidas são interpretadas por um médico radiologista que elaborará um relatório dirigido ao médico que lhe solicitou o exame, descrevendo os achados relevantes.

O preço do Raio-X  depende do subsistema de saúde ou do plano de seguro de saúde que tenha contratualizado.