Mamografia - Affidea Portugal

A Mamografia digital utiliza Raios-X para obter imagens detalhadas da mama.  A Mamografia é o exame mais utilizado na profilaxia e no diagnóstico do cancro da mama.
Na maioria dos países, a mamografia faz parte dos exames realizados nos programas nacionais de prevenção do cancro da mama. A Mamografia  é aconselhada para mulheres a partir dos 35 anos quando têm antecedentes familiares de diagnóstico de cancro da mama ou a partir dos 40 anos quando não há histórico de doença na família.

Mamografia Bilateral

Por norma é realizada uma Mamografia bilateral, onde são obtidas duas incidências em cada mama. Pode acontecer na mamografia apenas ser examinada uma das mamas – mamografia unilateral – no caso, por exemplo, de pessoas mastectomizadas ou quando se pretende uma incidência complementar.

Mamografia Digital

Na mamografia digital faz-se o processamento computorizado rápido das imagens obtidas, permitindo ao médico trabalhar e analisar melhor essas imagens, que ficam assim armazenadas e são fornecidas em formato digital.

Mamografia com tecnologia tomossíntese

A Mamografia com tecnologia tomossíntese é uma inovação recente permite captar vários planos diferentes da mesma mama, que depois de agrupados e processados geram uma imagem 3D. O elevado grau de análise obtido ao reduzir o efeito de soma das várias estruturas, permite uma leitura mais completa com um nível de radiação pouco diferente de uma mamografia normal.
Torna-se muito importante na avaliação das mamas densas, pequenas lesões e distorções.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE MAMOGRAFIA:

As imagens de Mamografia são produzidas com recurso a uma baixa dose de radiação. O nível de dose de radiação necessária depende de vários fatores, tais como a idade e o IMC do paciente, mas também da densidade mamária.
Aplicamos sempre o princípio ALARA (As Low As Reasonably Achievable), que significa tão baixo quanto razoavelmente realizável. Por outras palavras, minimizamos a dose de radiação que cada utente recebe durante um exame, mantendo a qualidade das imagens diagnósticas.
O exame de Mamografia é um procedimento indolor. Alguns utentes, no entanto, podem sentir desconforto à medida que a mama vai sendo comprimida durante o exame, a fim de se obter uma imagem melhor.

Pode não ser possível realizar uma mamografia se estiver grávida.
Embora o risco para o bebé seja considerado baixo, é provável que o seu médico a aconselhe a adiar qualquer exame de mamografia não urgente até depois do parto.
Se estiver a dar de mamar pode fazer a mamografia, não põe em causa a qualidade do leite nem a saúde do seu bebé.

A Mamografia não requer qualquer preparação. Pode ser-lhe pedido que dispa alguma peça de roupa e que coloque vestuário descartável compatível com a realização do exame. Também lhe pode ser pedido que retire alguns acessórios, nomeadamente brincos, anéis, colares ou pulseiras, que possam interferir com a aquisição das imagens.

Na Mamografia é lhe pedido que se encoste ao equipamento e a sua mama é posicionada pelo técnico. Durante esse posicionamento será necessário proceder à compressão do seio em maior ou menor grau.

A Ecografia Mamária contrariamente à Mamografia não recorre a radiação ionizante, mas aos ultrassons. É por isso, recomendada para o estudo mamário de pessoas jovens e grávidas e em exames de controlo evolutivo.

A Mamografia demora poucos segundos, contudo todo o procedimento, incluindo a preparação, pode demorar cerca de 10 minutos.

As imagens obtidas na Mamografia são interpretadas por um médico radiologista que elaborará um relatório dirigido ao médico que lhe solicitou o exame, descrevendo os achados relevantes.

Diagnósticos