Tomografia Computorizada (TAC)

O que é uma Tomografia Computorizada (TAC)?

A Tomografia Computorizada (TAC) é uma técnica de diagnóstico que usa Raios-X para captar imagens de alta-definição.

A Tomografia Computorizada (TAC)  pode fornecer informações detalhadas sobre muitas partes do corpo, incluindo os pulmões, ossos, tecidos moles, coração e vasos sanguíneos.

É a mais recente tecnologia de análise neurológica e oncológica, que fornece imagens de qualidade superior da atividade metabólica no período de tempo mais reduzido possível.

  

Existem riscos ou complicações associados à realização do TAC?

A TAC ou TC utiliza Raios-X para obter as imagens e tendo em consideração as doses baixas de raios X utilizadas e as precauções tomadas, não existem riscos associados à realização deste exame. 

No nosso Serviço, o contraste intravenoso utilizado é do tipo não-iónico, sendo este o que oferece a maior segurança. Contudo podem ocorrer reações adversas à injeção deste tipo de produtos. Se qualquer reação ocorrer, o nosso pessoal médico dispõe dos meios para prestar a ajuda necessária. 

Por favor informe sempre o seu médico ou os colaboradores da Affidea, se tiver algum dos seguintes casos, pois estes requerem uma atenção especial para a realização do exame:

  • Se estiver grávida ou com probabilidade de estar (atraso no período menstrual);
  • Se for diabético;
  • Se sofrer de doença renal;
  • Se for asmático.

 

Posso fazer um TAC se estiver grávida?

Devido à radiação, o TAC é de evitar em mulheres grávidas ou com probabilidade de estar (atraso no período menstrual). Estas devem estar seguras que não estão grávidas antes de fazer uma TAC e informar o médico ou o técnico se essa possibilidade existir.

 

O TAC requer algum tipo de preparação?

A preparação do TAC depende da parte do corpo que se pretende observar, contudo na maioria dos casos não necessita de qualquer preparação especial.

Existem casos que pode ser necessário o uso de contraste para obtermos maior detalhe da zona a examinar. Por exemplo um TAC abdominal e/ou pélvico requer o uso de materiais de contraste, administrados por via oral para permitir uma melhor visualização do tubo gastro-intestinal. Em outras situações também será útil a administração de produtos de contraste endovenosos. 

 

O que se sente durante o TAC?

O TAC não provoca qualquer dor e o tempo que é necessário estar deitado na mesa de TAC é muito reduzido. O exame é executado com o utente deitado, com a zona do corpo que vai ser examinada, dentro do túnel do equipamento. Este túnel é aberto nas duas extremidades, ventilado e iluminado. No decurso do exame ouvirá alguns ruídos, como zumbidos e estalidos, que são provocados pelo funcionamento do aparelho.

A sua colaboração é preciosa para a boa qualidade do estudo. Tal como para uma radiografia apenas é necessário permanecer imóvel e seguir as indicações que lhe vão sendo dadas.

 

Qual a duração do TAC? 

Este exame demora cerca de 15 minutos.

 

Onde posso fazer um exame de TAC?

Affidea Castelo Branco

 

Affidea Évora

 

Affidea Grândola

 

Affidea Lisboa

 

Affidea Santarém

 

Affidea Setúbal

 

Affidea Tomar

 

AffideaTorres Vedras