Raios-X

O que é um Raios-X?

Um exame de Raios-X é a técnica mais frequentemente utilizada em imagens médicas. É um ato médico não invasivo que é usado para produzir imagens que ajudam no diagnóstico clínico.

 

Existem riscos ou complicações associados à realização do Raios-X?

O exame de Raios-X envolve radiações eletromagnéticas e a exposição a doses elevadas desta radiação, pode ser prejudicial à saúde. Contudo, atualmente as doses de radiação são mínimas, devido às instalações estarem devidamente preparadas e às técnicas que são utilizadas para a execução do exame.

 

Importante: A mulher grávida deve evitar realizar exames que impliquem exposição aos Raios-X. Para além disto, também as crianças só devem ser submetidas a estes exames se for realmente necessário e se não houver outros, em alternativa, que não recorram à radiação, como a Ecografia ou a Ressonância Magnética.

 

O exame de Raios-X requer algum tipo de preparação?

Um exame radiográfico simples não necessita de qualquer preparação prévia.

 

O que se sente durante o exame de Raios-X?

No exame radiográfico simples a técnica é de fácil execução. Após a remoção da roupa e quaisquer outros objetos da região corporal que se vai examinar, o técnico posiciona o utente de modo a que se obtenha a melhor imagem. Em situações específicas, poderão ser necessárias posições especiais para facilitar a visualização.

 

Qual a duração do exame de Raios-X?  

Este exame demora cerca de 15 minutos. 

 

Onde posso fazer o exame de Raios-X? 

 

Affidea Baixa-da-Banheira

 

Affidea Castelo Branco

 

Affidea Entroncamento

 

Affidea Évora-CDI

 

Affidea Grândola

 

Affidea Lisboa

 

Affidea Santarém

 

Affidea Setúbal

 

Affidea Tomar

 

Affidea Torres Vedras