Na Clínica Affidea Santarém tem ao seu dispor um alargado conjunto de exames avançados de Pneumologia, importantes para o diagnóstico e tratamento das doenças do aparelho respiratório, à sua prevenção e tratamento.

Prova de Marcha de 6 Minutos (PM6M) é um método de diagnóstico que tem como objetivo avaliar a tolerância ao exercício em doentes com patologia respiratória. É um exame não invasivo, seguro e fácil de realizar.

Prova respiratória com provocação pelo exercício é um exame que pretende avaliar a presença de broncoespasmo transitório induzido pelo exercício (característico de asma). Inicialmente é realizada uma avaliação da função respiratória basal e posteriormente efetuado um esforço físico em tapete rolante de 6 minutos, com medições da função respiratória até 30min após o exercício .

Espirometria é uma medição fisiológica que avalia a forma como um indivíduo inspira e expira certos volumes de ar em função do tempo. Este método diagnóstico é fundamental na monitorização da saúde respiratória, não só em doentes saudáveis mas principalmente em doentes com patologia respiratória como é o caso da asma ou da DPOC.

Pletismografia corporal total/Mecânica ventilatória é uma técnica diagnóstica que completa a avaliação espirométrica. Além de possibilitar a determinação da resistência das vias aéreas, permite o acesso a capacidades e volumes pulmonares não mobilizáveis, desempenhando deste modo um papel crucial na avaliação da eficácia da mecânica ventilatória.

Difusão Pulmonar para o CO é a avaliação da capacidade dos pulmões para a transferência de gases respiratórios,  medida através de uma mistura com uma pequena concentração de monóxido de carbono. Muito útil para complementar o estudo funcional respiratório e diferenciar algumas patologias respiratórias.

Teste Cutâneo/Prick Test é um método "in vivo" que consiste em detetar quais alérgenos a que o indivíduo é sensível, podendo fazer o diagnóstico de doença alérgica.
É minimamente invasivo e de baixo custo.

Estudo Cardio-Respiratório do Sono é um exame utilizado em ambulatório para avaliar situações de roncopatia (ressonar), paragens respiratórias durante o sono (apneia), sonolência diurna excessiva e despertares noturnos. O exame encontra-se também indicado no estudo de doentes com excesso de peso e hipertensão arterial ou arritmia, como parte integrante do diagnóstico destas doenças. É realizado durante uma noite de sono normal, em casa do doente, através da utilização de um equipamento que avalia simultaneamente diversos parâmetros fisiológicos como a frequência cardíaca, a frequência e o ritmo respiratório, as alterações no fluxo aéreo, o esforço respiratório, o nível de oxigénio no sangue, a posição corporal e o ressonar.