Já pode realizar os seus exames de Gastroenterologia: Endoscopia e Colonoscopia na unidade Affidea IMI Almada, no Hospital Particular Almada. 
Pode fazer a sua marcação através do número: 213 189 300

O novo serviço de exames de gastroenterologia está preparado com os melhores equipamentos e como sempre, contamos com médicos de referência, nomeadamente o Diretor Clínico, o Dr. João Freitas – Médico Gastroenterologista.

A unidade dispõe de acordo com várias entidades, nomeadamente com a ADSE, IASFA, ADMG, MULTICARE, MÉDIS.

 

O que é a Colonoscopia?
A Colonoscopia é um exame de diagnóstico invasivo, através do qual se consegue observar o interior do intestino grosso e da parte final do intestino delgado.
Este exame faz-se recorrendo a um tubo flexível (o colonoscópio) com uma pequena câmara que transmite imagens de elevada definição do intestino para um monitor.

Para que serve?
Este exame poderá ser prescrito pelo seu médico nas seguintes situações:

• Investigação de sinais e sintomas:
dor abdominal, retorragias (perda de sangue vivo nas fezes), alterações analíticas (por exemplo, anemia), alterações do trânsito intestinal ou diarreia crónica.
• Rastreio do cancro do cólon e reto:
as pessoas com 50 anos ou mais, e sem outros fatores de risco (nomeadamente história familiar de cancro ou pólipos do cólon), devem realizar a sua primeira Colonoscopia.

 

O que é a Endoscopia Digestiva Alta?
A Endoscopia Digestiva Alta é um exame invasivo que permite examinar o interior da parte inicial do aparelho digestivo.
É um procedimento utilizado para visualizar o tubo digestivo superior, nomeadamente o esófago, o estômago e o duodeno, através de um tubo flexível equipado com uma pequena câmara na extremidade que transmite a imagem para um monitor.

Para que serve?
Este exame poderá ser prescrito pelo seu médico nas seguintes situações:

• Investigação de sintomas: náuseas, vómitos, dor abdominal, dificuldade em deglutir, hemorragia digestiva.
• Diagnóstico: causas de anemia e diarreia, colheita de biopsias em mucosa inflamada ou deteção de tumores.
• Tratamento: dilatação esofágica, remoção de corpos estranhos, excisão de pólipos, fulguração de vasos anómalos ou injeção endoscópica de fármacos para controlo de hemorragias digestivas.