É tão notória quanto crescente a procura por uma alimentação saudável que privilegie o consumo de produtos naturais, orgânicos, funcionais e sobretudo de origem vegetal. Desta forma, também listados com inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar, eis que surgem os “super alimentos”.


A palavra diz tudo! Os Super Alimentos apresentam uma enorme densidade nutricional, em pequenas dosagens. São um conjunto de alimentos que contêm alto teor de fitonutrientes – nutrientes de origem vegetal – que faz deles excelentes aliados na melhoria de diferentes aspetos da nossa saúde. Melhoram a resposta imunitária, energia e bem-estar e apresentam propriedades de carácter preventivo.


Apresentam-se sob a forma de bagas, sementes ou em pó e contêm alto teor de vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos gordos essenciais e antioxidantes.
Apesar da sua riqueza nutricional é importante realçar que cada um deles deve ser adaptado à individualidade de cada pessoa, de acordo com as diferentes propriedades e, não são, de todo, substitutos de um estilo de vida saudável, mas sim, um complemento.


Na alimentação, misturam-se em batidos, sumos, saladas, cereais, iogurtes e podem funcionar como substitutos dos hidratos de carbono, nas refeições principais.


Conheça alguns dos super alimentos tão falados, os seus principais benefícios e como introduzi-los na alimentação: