A alimentação desempenha um papel essencial no estado do nosso sistema imunitário.

Com o inverno, estamos mais expostos a vírus, bactérias e mudanças de temperatura, para além das condições normais de poluição, stress e doenças crónicas. Perante todas estas adversidades, é importante reforçar o sistema imunitário e saber quais os nossos melhores aliados, principalmente, a nível alimentar.

O que é o Sistema Imunitário?

O sistema imunitário é um conjunto de células, tecidos, órgãos e moléculas, responsáveis pela produção de anticorpos e remoção de corpos estranhos ao organismo dos seres vivos. Identifica o que é estranho ou não ao organismo e promove uma resposta coletiva e coordenada das moléculas, perante os agentes estranhos – a resposta imune.  Estas substâncias estranhas ao nosso corpo são geralmente chamadas de antígenos.

Os antígenos são combatidos pelos anticorpos, que têm funções específicas de reagir aos diferentes organismos: alguns recebem ou enviam mensagens de ataque ou de inibição, outros apresentam o agente estranho às células do sistema imunitário. Existem ainda anticorpos que atacam os agentes estranhos a fim de os eliminar, outros, produzem substâncias que neutralizam os antígenos ou matérias libertadas pelos mesmos.

Quando essa resposta não é eficaz, o corpo pode reagir na forma de doenças, constipações, infeções ou alergias.

O sistema imunitário é também responsável pela remoção de células mortas, pela renovação de determinadas estruturas celulares, rejeição de enxertos, entre outras.

Cada vez mais, estudos mostram que as funções e eficácia do sistema imunitário dependem e são potenciadas por uma grande variedade de micronutrientes.  A ingestão inadequada de alguns desses nutrientes pode comprometer a capacidade de defesa celular e/ou humoral do nosso organismo, bem como aumentar a predisposição de doenças alérgicas. São exemplos a Vitamina A, B6, C e E, Zinco e Ferro, alguns dos micronutrientes essenciais para reforçar e fortalecer o sistema imunitário.

Assim, uma alimentação equilibrada e variada promove não só o bem estar e a nutrição do organismo, como também tem um papel importante na prevenção de doenças.   

É importante salientar que a adequação nutricional de todos os micronutrientes está intimamente ligada ao bom funcionamento do sistema imunitário.

Desta forma, conheça alguns dos alimentos essenciais para esse reforço: