!eddig' ); Endoscopia Digestiva Alta - O que é? - Affidea Portugal

O que é a Endoscopia?

A Endoscopia é um exame que permite analisar, através da boca, o tubo digestivo alto (esófago, estômago e duodeno). Para tal é utilizado um tubo flexível, o (gastroscópio) com uma pequena câmara que faz a transmissão de imagens de elevada definição do tubo digestivo para um monitor.
A Endoscopia, ao inspecionar o tubo digestivo, permite identificar anomalias nesta zona.

É recomendada perante sintomas como azia, enfartamento, dores de abdominal, anemia ou hemorragias.

A Endoscopia Digestiva Alta é um exame bastante seguro, no entanto, existe uma pequena probabilidade de ocorrência de complicações, que podem passar por infeções, traumatismos dentários ou então reações adversas a medicamentos que tenham sido tomados. É importante realçar, que no caso do utente sentir uma dor abdominal persistente, febre, dificuldade em respirar, dificuldade de engolir ou dor torácica deve voltar a ser observado por um médico.

No geral a Endoscopia é evitada durante a gravidez.

Este é um exame que se tem de realizar com o estômago vazio. Assim, deve fazer jejum pelo menos de 6 a 8 horas antes do exame. É também importante que o utente informe o seu médico de toda a medicação que esteja a tomar, pois os mesmos podem ter interferência na realização do exame.

A Endoscopia é um exame que pode causar algum desconforto e sensação de vómito, nomeadamente se for realizado sem anestesia, mas não causa dor. A Endoscopia Alta realiza-se com o utente deitado sobre o seu lado esquerdo. Depois de o utente se sentir confortável, é introduzido o tubo pela boca e garganta, sendo que não haverá qualquer interferência com a respiração.

A Endoscopia Digestiva Alta tem a duração média de 3 a 5 minutos, no entanto, este tempo pode ser mais longo, caso seja necessário fazer algum procedimento adicional. No caso de se recorrer a anestesia é ainda necessário que o utente fique em repouso durante algum tempo até que a sua recuperação seja completa.

Diagnósticos