Exames de Especialidade

Cardiologia

ECG (Eletrocardiograma)

O Eletrocardiograma (ECG) é um exame, não invasivo, que regista a atividade elétrica do coração. É um excelente exame para diagnosticar problemas como enfarte do miocárdio, isquémia miocárdica, arritmias cardíacas, pericardites, entre outros.

 

Saiba mais aqui.

Ecocardiograma

O Ecocardiograma é um exame, que utilizando ultra-sons, regista imagens em movimento do coração e dos vasos sanguíneos próximos, ou seja, regista a forma como o coração se contrai e bombeia o sangue.

Saiba mais aqui.

Holter

Este é um eletrocardiograma dinâmico, que regista a atividade elétrica cardíaca durante 24 horas. Este exame permite ao médico compreender se os sintomas referidos pelo doente (palpitações ou síncopes) correspondem a alterações significativas do ritmo cardíaco.

Saiba mais aqui.

MAPA

O MAPA (Monitorização Ambulatória da Pressão Arterial) permite o registo automático de medições da Tensão Arterial ao longo de 24 horas, à medida que o utente vai realizando as diferentes atividades ao longo dia. 

Saiba mais aqui.

Prova de Esforço

A Prova de Esforço é um exame não invasivo,  que permite avaliar a resposta cardiovascular ao esforço através da análise da sintomatologia do utente e registo eletrocardiográfico contínuo,  acompanhado de medições periódicas da pressão arterial. 

Saiba mais aqui.

Registo de Eventos Cardíacos

É um exame complementar de diagnóstico não invasivo que permite registar a atividade elétrica do coração durante um período de tempo mais alargado – em média 8 dias, com o objetivo de esclarecer sintomas intermitentes (palpitações, síncopes ou dor precordial), correlacionando-os com as alterações de ritmo cardíaco observadas.

Saiba mais aqui.

Gastroenterologia

Colonoscopia Total

A Colonoscopia Total é um exame de diagnóstico invasivo, que permite a analisar todo o intestino grosso (o cólon sigmóide, o ascendente, o transverso, o ascendente e o cego). 

Saiba mais aqui.

Colonoscopia Virtual por TC

A Colonoscopia Virtual por TC é um exame minimamente invasivo, que permite visualizar o interior do intestino a 3 dimensões através um TC ao abdómen. Esta técnica apresenta um alto grau de sensibilidade e especificidade para detetar Carcinomas, Pólipos clinicamente significativos, apresentando-se como um excelente método de rastreio.

Saiba mais aqui.

CPRE

CPRE  - Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica – é um exame diagnóstico que faz a avaliação das vias biliares, pancreáticas e vesícula biliar, através da associação da técnica Raios-X e Endoscopia.

 

Saiba mais aqui.

Endoscopia Digestiva Alta

A Endoscopia Digestiva Alta é um exame que permite analisar, através da boca, o tubo digestivo alto (esófago, estômago e duodeno), sendo que para tal é utilizado um tubo flexível, o (gastroscópio) com uma pequena câmara que faz a transmissão de imagens de elevada definição do tubo digestivo para um monitor.

 

Saiba mais aqui.

Biopsia Endoscópica

A Biopsia Endoscópica colhe-se amostras de dimensão muito reduzida do forro do estômago ou intestino. Revela-se de extrema importância para identificação de problemas e é feita do decorrer da colonoscopia ou endoscopia.

Saiba mais aqui.

Teste C13

O Teste C13 é um teste não invasivo que procura determinar a presença do Helicobacter pylori no estômago. Este teste compara os valores de 13 C na respiração do utente antes e depois da ingestão de 100mg de ureia com uma dose precisa de 13C.

Saiba mais aqui.

Teste da Urease

O Teste da Urease permite detetar a presença de Helicobacter pylori no forro do estômago. Este teste é feito durante a realização de uma endoscopia alta.

 

Saiba mais aqui.

Polipectomia

A Polipectomia consta na remoção de pólipos no interior do intestino grosso ou ainda que com menor frequência do estômago. Os pólipos embora sejam benignos, com o tempo podem crescer e tornarem-se malignos, pelo que atualmente a estratégia de prevenção do cancro do cólon passa pela deteção precoce destes pólipos e consequente remoção para evitar problemas futuros.

Saiba mais aqui.

Neurologia

Eletroencefalograma

O Eletroencefalograma é o conjunto de registos que vários elétrodos colocados no couro cabeludo fizeram da atividade bioelétrica do cérebro.

Saiba mais aqui.

Eletroencefalograma 24 Horas

O Eletroencefalograma 24 Horas é o conjunto de registos que vários elétrodos colocados no couro cabeludo fizeram da atividade bioelétrica do cérebro, durante 24 horas.

Saiba mais aqui.

Eletromiografia

O exame de Eletromiografia (EMG) consiste em descrever a atividade elétrica nervosa e muscular.

Saiba mais aqui.

Potenciais Evocados Auditivos

Os potenciais evocados são testes que permitem avaliar a condução dos impulsos nervosos nas vias sensoriais, mais particularmente a via auditiva.

Saiba mais aqui.

Potenciais Evocados Somato-Sensitivos

Os Potenciais Evocados Somato-Sensitivos são testes que permitem avaliar a condução dos impulsos nervosos nas vias sensoriais, mais particularmente a via somato-sensitiva (tato).

Saiba mais aqui.

Potenciais Evocados Visuais

Os potenciais evocados visuais são testes que permitem avaliar a condução dos impulsos nervosos nas vias sensoriais, mais particularmente a via visual.

Saiba mais aqui.

Registo Poligráfico do Sono Noturno

O Registo Poligráfico do Sono Noturno pretende conhecer a estrutura do sono e alterações que com ele possam interferir, registando através de um aparelho próprio vários aspetos fisiológicos ao longo do período de sono.

Saiba mais aqui.

Urologia

Uretrocistoscopia

A Uretrocistoscopia ou Citoscopia é um exame que permite visualizar a uretra e a bexiga, realizado recorrendo-se a anestesia local / sedação. 

Saiba mais aqui.

Urofluxometria

É um exame que pretende estudar as características do fluxo urinário, nomeadamente o volume de urina que passa pela uretra numa unidade de tempo e que retrata o acto miccional. 

Saiba mais aqui.

Podologia

Exame Biomecânico Computorizado/ Podograma Dinâmico